sábado, 27 de fevereiro de 2016

Exercitando o cérebro: jogos para a terceira idade

Entenda a importância do dominó, baralho, xadrez e outros jogos que os idosos adoram
Já se deu conta de que a maioria dos idosos que conhecemos fazem palavras cruzadas, ou se reúnem nas praças para jogar Dominó, Baralho, Gamão, Dama e Xadrez.  Eles podem até fazer isso inocentemente, mas não imaginam o quanto pode ser importante para a saúde mental e a prevenção de doenças degenerativas.
Médicos da área e psicólogos indicam a prática como método preventivo de doenças senis, até mesmo o Mal de Alzheimer. O que ocorre é que os jogos lógicos estimulam uma série de aspectos sensoriais de extrema importância para os idosos. É o que relata a psicóloga Danielle Sá, da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania – SOBACC:
“O jogo é um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento e extensão da memória e do trabalho neuronal. A inteligência, que é a capacidade perceptivo motora do ser humano. A atenção, a linguagem responsável pela fluência verbal, nomeação e compreensão. A memória visual e espacial, o raciocínio e as funções de execução”, explica.
Palavras Cruzadas, típico jogo dessa fase da vida, é um dos mais citados como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva. Mas, os outros tipos onde mais de um participante podem jogar também são indicados.
“Solidão é um sentimento que acompanha os idosos e o convívio social é muito importante para que não se sinta deprimido. A integração social, a capacidade de ouvir, prestar atenção, reter informação e aprender controlar a ansiedade”, complementa Danielle.
A SOBACC promove eventos voltados idosos com diversas atividades. Dentre os objetivos, estimular as competências e capacidades citadas. Para saber mais sobre o tema dos jogos para a terceira idades, basta comparecer à sede da SOBACC, localizada na Rua Senador Pompeu, 649, Sala 702 - 7° andar, centro – Ceará. Acesse também o sitewww.sociedade.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário